A ideia colegial de Reinaldo Azevedo da intervenção federal no Rio Grande do Sul

É mais do que infantil e demagógica. É irresponsável e imbecil a campanha lançada por Reinaldo Azevedo, e encampada por muita gente de esquerda, pregando que o Rio Grande do Sul sofra uma intervenção federal, começando pela prefeitura.

É uma tese idiota porque reproduz a mesma pregação do fascismo que golpeou Dilma Rousseff em 2016 e levou à intervenção militar no Rio em 2018.

É uma ideia politicamente amadora e colegial, porque o sujeito não conhece a realidade gaúcha e ainda brinca com o nome do ministro Paulo Pimenta.

Que não se misture à tese de Azevedo à iniciativa legítima de questionar a permanência do prefeito Sebastião Melo, mesmo que também seja controversa.

Intervenção federal na prefeitura é outra história. É mais para Braga Netto do que para Lula. Parem com essa bobagem, que só vai tumultuar mais o que já está tumultuado.

Azevedo reforça a guerra que Estadão e Folha fazem contra Pimenta e o plano do governo para salvar o Rio Grande do Sul.

Hoje, a Folha publica um texto em que bate do começo ao fim no ministro escalado por Lula para coordenar as ações no Estado.

A teoria esdrúxula de Azevedo entra nesse jogo de expor uma liderança que não pode ter, porque Pimenta não é ingênuo nem inepto, a pretensão de ser interventor, mesmo que ‘informal’, como sugere Azevedo.

O jornalista que virou lulista alimenta os ratos por estar longe da guerra que expele fascistas dos bueiros de Porto Alegre.

Mas o plano mágico de Azevedo (claro que para amplificar audiências), de intervir na prefeitura e livrar Leite, por enquanto, parece ter contagiado muita gente que se diz de esquerda.

A demagogia é uma doença que contagia também o jornalismo e se mistura à idiotia em geral.

(O jurista e professor de Direito Plínio Melgaré esclarece que intervenção federal, pelo que prevê a Constituição, só pode acontecer em governos dos Estados, não em prefeituras).

6 thoughts on “A ideia colegial de Reinaldo Azevedo da intervenção federal no Rio Grande do Sul

  1. Mas mais DIFÍCIL e aceitar o prefeito nao fazer nada do que foi orientado nas ultimas 3 semanas de tempo menos ruim.INACEITÁVEL, INADMISSÍVEL e uma prova INEQUÍVOCA de INCOMPETÊNCIA ,de ma fe e compromisso com seu cargo.qual a SOLUÇÃO que e adequada ? Mante-lo no cargo de observador da TRAGÉDIA? Colocar qualquer um ali faria mais do que ele ? Qual a SOLUÇÃO? Vc apenas critica a ideia mas nao sugere uma SOLUÇÃO alem de manter este bandido PREGUIÇOSO …em tempo tio rey nao e CONFIÁVEL

  2. A intervenção com o Braga Netto foi na Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, não da cidade do Rio de Janeiro. Muitos se perdem com esse detalhe.
    No caso de Porto Alegre, é a Câmara Municipal que deve deliberar sobre a manutenção ou retirada do prefeito do cargo. Nunca uma intervenção! É um processo demorado, mesmo em caráter de urgência, mas é assim em uma democracia.
    Nessa situação trágica do RS, atualmente, o ideal seria a União, o Estado e as Prefeituras trabalharem em conjunto. Diante das picuinhas, da inação e da incompetência dos governos estadual e municipais, a União está agindo da forma mais eficaz possível, como não se viu nas tragédias baiana e fluminense há poucos anos.
    Quanto à atitude do Reinaldo, mais parece uma recaída… Sugestão ridícula!

  3. RENÉ BURKHARDT,

    no Brasil não se trabalha em conjunto.

    Em qualquer lugar do mundo civilizado os políticos regionais teriam se unido ao presidente. No Rio Grande do Sul, os prefeitinhos e o governador estão disputando eleições contra o Lula em plena devastação.

  4. qUEREM INTERVENÇÃO PORQUE TODOS ESQUECERAM COMO SE FAZ POLÍTICA. TODOS ESTÃO NO JOGO DE PASSAR POR CIMA DE TUDO. QUERO VER O GOVERO FEDERAL MOSTRANDO A QUE VEIO, RESPEITANDO A POLITICA SÉRIA E A LEGALIDADE. SÓ ACHO QUE PIMENTA NÃO ESTÁ MOSTRANDO DE MANEIRA CLARA O QUE ESTÁ FAZENDO (O QUE O GOVERNO FEDERAL ESTÁ FAZENDO).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


3 + 7 =