O desalento da juventude é generalizado no mundo todo. Mas seria verdade que jovens de direita e esquerda estão descrentes inclusive com a política dita tradicional? Não, não é bem assim.

Direita e extrema direita continuam apostando na política e nos jovens e podem até ter no poder um primeiro-ministro francês de apenas 28 anos.

É o tema do meu artigo no Extra Classe, com link logo abaixo:

https://www.extraclasse.org.br/opiniao/2024/07/a-extrema-direita-se-apoderou-dos-jovens/?

3 thoughts on “

  1. Chamar o Javier Milei de fascista é a mais completa ignorância do que seja fascismo. Milei é um ULTRA-LIBERAL. Ora, um liberal jamais pode ser fascista, simplesmente porque uma das características fundamentais do fascismo é a FORTE presença do Estado na economia. Javier Milei ODEIA o Estado., logo, não é fascista. Mussolini odiava tanto o liberalismo (Estados Unidos e Grã-Bretanha), como odiava o comunismo soviético. Era uma terceira via, porém totalitarista. O FASCISMO foi o regime implantado no Brasil por GETÚLIO VARGAS, ao desfechar o GOLPE DE ESTADO que implantou a DITADURA do Estado Novo, em 1937, que durou até 1945.

    1. Fascista, imperialista, nazista, totalitarista, são palavras q têm em comum o quê? A terminação ISTA? Errado. O que elas têm em comum é o casamento indissolúvel com a morte, assassinatos e genocídios. Estados Unidos dizimaram suas populações indígenas; Grã-Bretanha ASSASSINou o povo zulu da África do Sul; Itália, para não ficar atrás, assolou a Somália, Etiópia e Eritreia. No Brasil, Getúlio só matou algumas galinhas verdes. Milei está inaugurando um novo tipo de fascismo, aquele q vai matar de fome a PRÓPRIA população, o q os outros istas não fizeram.

  2. A questão semÂntica é acadêmica. O fato é que o liberalismo, ultra ou não, historicamente sempre abraçou o fascismo. Mises e Hayek nunca esconderam que o fascismo era funcional para conter a esquerda, falam isso claramente em vários de seus livros. Esses autores, antes do holocausto eram explícitos quanto a isso. Depois foram mais sutis. Mas seus discípulos abraçaram Pinochet sem qualquer culpa.
    Sobre a juventude: Wilhem Reich, o discipulo maldito de Freud, escreveu sobre a juventude e a psicologia de massas do fascismo. Ajuda a entender muito como os jovens, principalmente os machos, se deixam seduzir pelo discurso moralista e violento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


6 + 4 =